27/09/25 (1º Dia, SÁB.) PORTO ALEGRE / SÃO PAULO / CAMPO GRANDE (AÉREO) // CAMPO GRANDE / BODOQUENA (RODO 260 km):
Com antecedência mínima de 2 horas da partida do voo, apresentação no Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre para viagem aérea a Campo Grande/MS, com escala e conexão no Aeroporto de São Paulo (GRU). Na chegada a Campo Grande, recepção e traslado ao restaurante direto para o jantar incluído (sem bebidas). Após, viagem de 4h30 de duração aprox. com destino ao hotel em Bodoquena. Chegada nas primeiras horas do dia seguinte. Check-in e descanso para as aventuras dos próximos dias. Hospedagem
28/09/25 (2º Dia, DOM.) BODOQUENA - EXPERIÊNCIAS NA SERRA DA BODOQUENA:
Café da manhã no restaurante do hotel e a seguir atividades de ecoturismo, conforme abaixo, atendendo as dicas para aproveitar bem o destino no final da programação. De manhã: Passeio na Fazenda Cachoeiras Serra da Bodoquena. Com uma natureza perfeita, é um lugar para curtir, relaxar e contemplar. São 350 hectares de área preservada e o rio nasce no Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Além da paisagem, no lugar foi estruturada uma trilha com percurso de 2500 metros para explorar a região caminhando. Os turistas também podem aproveitar passeios por 8 cachoeiras, todas com área para banho em águas rasas e cristalinas. É um lugar lindo, com muita beleza natural e água cristalina. No final do passeio é oferecido um delicioso almoço com pratos típicos servido na sede da fazenda (sem bebidas). À tarde: Flutuação nas Nascentes da Serra da Bodoquena que proporciona aos visitantes uma experiência imersiva de contato com a natureza local. Durante a atividade, os participantes boiam de barriga para baixo e observam um incrível cenário, repleto de enormes plantas subaquáticas. Antes de iniciar a atividade, os turistas recebem informações importantes e os equipamentos necessários para a realização da flutuação. Depois, o grupo realiza uma caminhada leve por uma trilha de aproximadamente 800 metros ao lado do Rio Salobra até chegarem no deck onde iniciam o passeio pelas águas. A flutuação começa na Nascente do Rio Azul e tem um percurso de aproximadamente 620 metros. Durante a atividade, os participantes são acompanhados de um guia e tem a chance de observar as variadas espécies de peixes e plantas. Ao final da flutuação, o grupo embarca em um barco e percorre cerca 4 km pelo Rio Salobra até chegar ao deck próximo ao receptivo. Terminados os passeios regresso ao hotel e restante do tempo para aproveitar a infraestrutura do hotel. Jantar buffet incluído (sem bebidas). Hospedagem.
29/09/25 (3º Dia, SEG.) BODOQUENA / FAZENDA HI FISH - CHEIRO E SABORES DO PANTANAL / BODOQUENA (140 km total):
Café da manhã no hotel, checkout e posteriormente, em torno das 07:45h saída para a FAZENDA HI FISH, onde a chegada será em torno das 08:30h para início do turismo de experiência CHEIRO E SABORES DO PANTANAL COM CAMINHA ECOLÓGICA - um percurso para aguçar os seus cinco sentidos, ao ritmo do canto dos pássaros e percorrendo as atividades do dia a dia da Fazenda. O contato com a cultura também faz parte do caminho. Visita as cocheiras para contemplar a exposição de animais (cavalos, carneiros e petiços), logo após, através de um agradável passeio de carruagem é possível conhecer as instalações da piscicultura e ainda relaxar com a prática da atividade de pesque e solte. Almoço Regional incluído (sem bebidas) com deliciosos pratos da comida de comitiva - arroz carreteiro, feijão gordo, ovo frito, costelinha de pacu, torresminho de peixe, salada e uma deliciosa sobremesa. Descanso (sesta) em forno da cerâmica. Visita ao Museu para conhecer um pouco mais da Fazenda (fatos, equipamentos e fotografias) que retratam a história. Ao final do passeio uma visita à igreja para agradecer retornamos ao Hotel de Bodoquena. À noite jantar incluído (sem bebidas) no restaurante do hotel, com roda de viola. Hospedagem.
30/09/25 (4º Dia, TER.) BODOQUENA / FAZENDA CEITA CORÊ / BONITO (92 km):
Café da manhã no hotel. Checkout e traslado para Bonito, com parada no trajeto para visitar a FAZENDA CEITA CORÊ. Descritivo do passeio: O passeio de Trilha com banho em cachoeiras tem duas etapas; a primeira começa com 1.800m de caminhada interpretativa e ao longo do percurso existem 6 locais para tomar banho nas cachoeiras do Vale do Chapeninha com uma tirolesa para pular no rio. Durante as caminhadas observará a fauna e a flora do local, a mata ciliar e algumas espécies de animais; na nascente, poderá desfrutar da água transparente da caverna inundada. O visitante terá a oportunidade de desfrutar a vista das cachoeiras do Rio Chapeninha assim como a nascente. Em horário oportuno retorno à sede da fazenda para o almoço incluído (sem bebidas) que tem um cardápio típico sul-mato-grossense com pratos quentes, saladas e doces artesanais e posteriormente mais tempo para visitas se assim o grupo desejar ou retorno ao hotel na cidade de Bonito com o restante do tempo livre. À noite jantar incluído (sem bebidas) no restaurante do hotel. Hospedagem.
01/10/25 (5º Dia, QUA.) BONITO / GRUTA DO LAGO AZUL / PASSEIO DE BOTE NO RIO FORMOSO / BONITO (80 km total):
Café da manhã no hotel e em torno das 08:30h saída para visitar a GRUTA DO LAGO AZUL, Considerada o cartão postal da cidade de Bonito. É um passeio contemplativo e histórico que inicia com uma caminhada de aproximadamente 300 metros até a entrada da caverna. Descendo aproximadamente 150 metros por uma escadaria cavada na terra, avista-se um lago com águas de um tom intensamente azuladas e dimensões que a tornam uma das maiores cavidades inundadas do planeta. Além da beleza do Lago, existem ainda as belíssimas formações geológicas - não só o teto como o piso da gruta é repleto de espeleotemas de várias formas e tamanhos de milhares de anos. Ninguém sabe ao certo de onde vêm suas águas, acredita-se na existência de um rio subterrâneo que alimenta o lago. O receptivo do passeio oferece bar, sanitários e loja de souvenires. Importante dizer que é obrigatório o uso de tênis e as visitas ocorrem entre 07h00 e as 14h00, aproveitando a luminosidade natural e na sequência visita da GRUTA DE SÃO MIGUEL - localizada no Parque Ecológico Vale Anhumas, o passeio inicia com um vídeo de apresentação das Grutas de São Miguel. Segue com uma emocionante caminhada pela copa das árvores do cerrado através de uma ponte pênsil de aprox. 200m e continua por mais 150m de trilha até chegar na entrada de uma das cavidades mais antigas deste planeta, trata-se de uma gruta seca com formações geológicas variadas, onde a natureza intocável mostra seus corais e ninhos de calcário. Posteriormente traslado para almoço incluído (sem bebidas) no restaurante do EcoPark Porto da Ilha, e a continuação breve tempo para descanso e digestão para PASSEIO DE BOTE NO RIO FORMOSO, é feito nas águas do Rio Formoso em botes de borracha com capacidade para 12 pessoas em um percurso de 7 km, passando por 3 cachoeiras e 2 corredeiras, pode-se contemplar a flora e fauna local. Em horário oportuno traslado hotel, restante do tempo livre. À noite jantar incluído (sem bebidas) no restaurante do hotel. Hospedagem.
02/10/25 (6º Dia, QUI.) BONITO / NASCENTE DO RIO SUCURI com FLUTUAÇÃO (45 km total):
Café da manhã. Mais do que flutuar em águas cristalinas, a flutuação no Rio Sucuri é uma experiência incrível de contemplação e imersão na natureza. Realizada em sua nascente indo até o ponto onde começa a trilha interpretativa. Durante a caminhada de 400m pela mata, se observam as principais nascentes que levam ao deck principal, local onde inicia a flutuação de cerca de 1.800m. O visitante terá a oportunidade de avistar peixes, animais silvestres e muita vegetação subaquática. A descida pelo rio pode ser feita também em cima do barco de apoio, onde estará o guia local, que sempre acompanhará o grupo durante o percurso. Ao final da flutuação, os Rios Sucuri e Formoso se encontram. Obs: idade mínima para a nascente 06 anos e para a flutuação 08 anos, desde que acompanhados de responsável. Inclui: Máscara, snorkel, roupa e bota de Neoprene. Logo após a flutuação, retorno para a cidade. Almoço incluído (sem bebidas) no restaurante do Marco Velho. A região do Pantanal não é conhecida apenas pelas suas belezas naturais e paisagens impressionantes, mas também pela sua culinária inigualável e cheia de referências do centro-oeste do Brasil e de outros países da América do Sul como Paraguai e Bolívia. Em horário oportuno retorno para o hotel. À noite jantar incluído (sem bebidas) no restaurante do hotel. Hospedagem. À noite, sugerimos como opcional, uma visita ao PROJETO JIBOIA com uma palestra descontraída para despertar uma nova percepção, quebrar paradigmas e viver uma experiência única de educação ambiental. Local inaugurado em 2005, permite aos visitantes conhecer, ver e interagir com cobras. Ingresso integral: R$ 70,00 (sujeito a alteração).
03/10/25 (7º Dia, SEX. ) BONITO - MANHÃ LIVRE // BONITO / CAMPO GRANDE (RODO 299 Km):
Café da manhã no hotel. Manhã livre para aproveitar a infraestrutura do hotel localizado em um grande parque na cidade de Bonito no Mato Grosso do Sul, o Zagaia conta com 3 piscinas e 2 restaurantes que servem especialidades nacionais, jogar uma partida de tênis ou futebol. Você também pode correr e, depois, relaxar na sauna. Almoço (não incluído) e posteriormente saída em direção de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Trajeto de 5 a 6 horas aproximadamente, com paradas técnicas, chegando ao Hotel ao final da tarde. Acomodação no hotel e restante do tempo livre. A cidade foi fundada em 21 de junho de 1872, quando José Antônio Pereira se instalou nas terras desabitadas da Serra de Maracaju, na confluência de dois córregos - mais tarde denominados Prosa e Segredo - e que atualmente é o Horto Florestal. Apresenta, ainda nos dias de hoje, forte relação com a cultura indígena e suas raízes históricas. Por causa da cor de sua terra (roxa ou vermelha), recebeu a alcunha de Cidade Morena. A cidade está localizada em uma região de planalto, em que é possível ver os limites da linha do horizonte ao fundo de qualquer paisagem. Hospedagem
04/10/25 (8º Dia, SÁB.) CAMPO GRANDE - CITY TOUR / BIOPARQUE PANTANAL:
Café da manhã no hotel. Em torno das 08:30h saída, com guia local, para um city tour de 3 horas aprox. pelos principais pontos turísticos e de interesse que fazem parte da história da cidade, como a Catedral Metropolitana, Nossa Senhora da Abadia, Praça das Araras, Santuário Igreja Nossa Senhora do Perpetro Socorro, Mercado Municipal, o Obelisco, Parque das Nações Indígenas e muito mais, tais como - Rua 26 de Agosto até a Norte e Sul, Confluência dos Córregos Segredo e Prosa - Rio Anhanduí, monumento dos Imigrantes Carro de Boi, Marco Zero da cidade de Campo Grande localizado em frente ao Horto Florestal Antônio de Albuquerque da artista plástica Neide Ono, Av. Afonso Pena, Morada dos Baís, Casa do Artesão, replica do Relógio. Campo Grande, é um município brasileiro da região Centro-Oeste, capital do estado de Mato Grosso do Sul. Na sequência visita agendada (conforme disponibilidades, poderá ser um grupo na parte da manhã e outro grupo na parte da tarde) do Aquário do Pantanal, também chamado de Bioparque Pantanal, é um dos maiores aquários de água doce do país para experiências e conhecimentos. Com 19 mil m² de área construída e 5 milhões de litros de água, o espaço conta com 31 tanques e mais de 200 espécies de animais do Pantanal e de outras regiões. Alguns animais são destaques no Bioparque, como a famosa sucuri Gaby Amarantos, os jacarés, a esplêndido jaú Maria Fernanda e os recém-chegados pirarucus. Terminada as visitas retorno a hotel e restante do tempo livre para atividades pessoais independentes. Hospedagem.
05/10/25 (9º Dia, DOM.) CAMPO GRANDE / SÃO PAULO / PORTO ALEGRE (AÉREO):
Saída SEM café da manhã para traslado do Hotel ao Aeroporto de Campo Grande para voo de retorno a Porto Alegre, via São Paulo (Aeroporto de Guarulhos). Check-in, embarque e partida/chegada. Chegada, desembarque, despedida e FIM DOS SERVIÇOS.